Procedimentos

COLONOSCOPIA

Exame realizado por via retal para avaliação da mucosa da porção final do intestino delgado (íleo), todo intestino grosso (cólon) e reto. Podendo ser realizadas durante o procedimento biópsias e retirada de algumas lesões (pólipos) que podem muitas vezes estar relacionadas ao desenvolvimento futuro de Câncer do Intestino.

ENDOSCOPIA

Exame realizado para investigação de muitos sintomas digestivos, permite a avaliação da mucosa do esôfago, estômago e início do intestino delgado (duodeno). Nesse exame é introduzido um aparelho de fino calibre pela boca e que permite examinar e tirar algumas fotos dos locais avaliados. Se necessário podem ser realizadas biópsias

RETOSSIGMOIDOSCOPIA

Exame indicado para avaliar da mucosa da porção final do Intestino Grosso, chamado de Cólon Sigmóide e também o reto. Este exame deve ser feito com preparo desta região do intestino através uma lavagem do local pela via retal (Clister).

PESQUISA DE H.PYLORI

Bactéria muito frequente na opulação e relacionada em muitos casos a formação de úlceras e gastrite.

A pesquisa do Helicobacter Pylori pode ser realizada em teste rápido durante o exame (Teste da Urease) ou posteriormente em análise laboratorial do material coletado nas biópsias.

GASTROSTOMIA

Procedimento para confecção de uma via de alimentação para os pacientes sem condições de alimentação pela via oral (por exemplo: demência em estágios avançados, sequela de AVC, tumores de cabeça e pescoço etc.). Consiste na colocação de uma sonda na parede abdominal conectada diretamente ao estômago.

LIGADURA ELÁSTICA DE
VARIZES DE ESÔFAGO

Procedimento considerado primeira opção no tratamento endoscópico de varizes de esôfago.
Consiste na colocação de alguns elásticos as varizes e com objetivo da erradicação destas após algumas sessões.

DILATAÇÃO DE ESTENOSE

Procedimento que tem como objetivo dilatar segmentos do Trato Gastrointestinal de calibre reduzido (estenoses), o procedimento pode ser feito durante endoscopia ou colonoscopia a depender do local

TATUAGEM DE LESÕES

Procedimento para identificação de lesão em procedimentos cirugicos. É realizado uma tatuagem no trato gastrointestinal com o objetivo de marcar um local aonde se encontre alguma lesão/alteração que necessite de uma abordagem cirúrgica. Isso vai facilitar a identificação do local pela Equipe Cirúrgica.

MUCOSECTOMIA

Procedimento que permite a retirada de lesões maiores, localizadas ainda nas camadas superficiais do trato gastrointestinal.

POLIPECTOMIA

Procedimento minimamente invasivo realizado através do endoscópio para retirada de lesões durante a endoscopia ou colonoscopia.

BIÓPSIAS

Procedimento onde são retirados pequenos fragmentos de tecido para análise de um laboratório.